terça-feira, 6 de setembro de 2011

Túnel do tempo


O século da moda

Do espartilho aos tecidos sintéticos, a maneira como nos vestimos reflete as mudanças de nosso tempo
1910
A barra das saias é encurtada até a canela, facilitando a vida daquelas que trabalhavam fora de casa. A estilistafrancesa Coco Chanel irrompe no cenário, simplificando o vestuário feminino e impondo um novo estilo, composto por trajes duas-peças e vestidos de noite que, pela primeira vez, podem ser vestidos sem a ajuda de alguém.
Coco Chanel


1920
Pela primeira vez na história, as pernas femininas podem ser vistas em público. O clima do pós-guerra é de festa animada pelo jazz. O corte de cabelo é curto para equilibrar pequenos chapéus. O padrão de beleza é Louise Brooks, a Lulu – a expressão do novo ideal de mulher sexualmente liberada.
Louise Brooks


1930
A imagem da década é a da mulher madura, com idade entre 30 e 40 anos, dona de uma beleza clássica. As atrizes de Hollywood influenciam a maneira de vestir, e os filmes promovem um ideal feminino baseado em padrões gregos de beleza. Greta Garbo desponta como musa.
Greta Garbo


1940
A Segunda Guerra Mundial impõe várias mudanças no vestuário. Em uma época de restrições, a ordem é reciclar e aproveitar tudo. A imagem da femme fatale européia dá lugar às pin-ups – ideal de garota americana. A voluptuosa Rita Hayworth arrasa corações como Gilda – as luvas nunca seriam as mesmas depois de Rita.
Rita Haywoth


1960
Inicia-se um tempo de fartura. As mulheres desfilam um corpo mais musculoso e curvilíneo, valorizando quadris e seios. Há dois padrões extremos de beleza. De um lado está Marilyn Monroe, símbolo sexual da época. De outro, Audrey Hepburn, sinônimo de elegância serena e pura sofisticação urbana.
Audrey Hepburn e Marilyn Monroe (respectivamente)


1960
O início dos anos 60 mantém o espírito calmo da década anterior. Jackie Kennedy é celebridade absoluta – e seu estilo elegante torna-se um exemplo. A estilista Mary Quant faz história ao inventar a minissaia e passa a vendê-la em sua loja em Londres
Jackie Kennedy e Mary Quant (respectivamente)



1970
A mania das discotecas infiltra o lurex e a calça boca-de-sino no guarda-roupa. Sônia Braga, na novela Dancin’ Days, propaga a moda no Brasil. Surge o conceito de griffe – que coloca o nome do criador nas etiquetas das peças
1980
O exagero torna-se símbolo desse tempo. Tudo é over. O cabelo ganha formas esvoaçantes e a maquiagem torna-se carregada. O blazer é a peça de resistência. Surge a figura da top model como ideal de beleza. Cindy Crawford, Claudia Schiffer e Linda Evangelista são as musas da década
Cindy Crawford, Claudia Shiffer e Linda Evangelista (respectivamente)


1990
A moda se rebela contra as extravagâncias dos anos 80. O minimalismo prega a simplicidade e as linhas retas. Nesse cenário, a figura da heroin chic – modelos magricelas com ar de drogadas de heroína – é o padrão reinante. A esquálida Kate Moss é a supermodelo da época.
Kate Moss


2000
A era de Gisele Bündchen é a da tecnologia. Três fibras sintéticas trazem as maiores inovações. Amni Biotech é o primeiro fio bacteriostático. Combate os odores da transpiração. Anti-UV protege a pele de quem passa horas sob o sol. CoolMax tira o suor da parte interna da roupa e o transporta para fora.

Gisele Bündchen




Informações Kibadas da revista Super Interessante ;)

Kisses da Nick <3

Um comentário:

  1. oi nick!
    eu aceito sim fazer parceria com você. vou colocar o seu blog lá no www.likesosweet.com ok? aí você pega o meu banner (:
    beeijos :*

    ResponderExcluir